Esta pesquisa focalizou a integração das metodologias e técnicas qualitativas como forma de aproximação da realidade pesquisada. Como estudo de caso de natureza descritivo-exploratória, teve como embasamento teórico os estudos contemporâneos sobre metodologias qualitativas de pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; SÁNCHES GAMBOA, 2003; FLICK, 2002; dentre outros). As técnicas selecionadas (questionário, entrevista, grupo focal, filmagem e diagrama) captaram dados sobre o tema consumo de tecnologias em uma escola pública da Grande São Paulo, com estudantes do Ensino Fundamental, e permitiram identificar importantes dados sobre esse consumo em três vertentes: consumo de tecnologia para uso pessoal, consumo de tecnologia na escola e conhecimento sobre o descarte do lixo eletrônico. O conjunto de dados quantitativos e qualitativos confirmou o uso das tecnologias digitais caracterizado pelo acesso às mídias sociais. Revelou os desafios de infra estrutura para inserção das tecnologias nas atividades escolares e a consciência ecológica sobre o descarte do lixo eletrônico.  
Clicar AQUI para ver em PDF.

PICONEZ, Stela Conceição Bertholo ; NAKASHIMA, R. H. R. ; Souza, Régis Luiz Lima de . Consumo das tecnologias pelos estudantes do Ensino Fundamental: potencialidade das técnicas qualitativas de pesquisa, 2010. Olhar de Professor (UEPG. Impresso)JRC, v. 13, p. 279-295, 2010