Este trabalho analisa a relevância do uso das tecnologias para propostas pedagógicas em EaD com vistas à articulação das dimensões avaliativas do processo de ensino-aprendizagem. Kirkpatrick (1998) fundamenta os resultados do estudo das diferentes dimensões de avaliação da aprendizagem realizadas. Conclui sobre aspectos relevantes da articulação dialética em um design instrucional apoiado pelas TDIC em relação à autoavaliação discente e docente de forma processual, formativa e informativa na construção individual e coletiva de conhecimentos. Estuda várias edições do Curso de Letramento Digital para gestores professores e tutores de uma instituição que atua em cursos na modalidade de EaD revelando as contribuições das TDIC para seu constante aperfeiçoamento. 
Clicar AQUI para ver em PDF.


PICONEZ, S. C. B.; NAKASHIMA, R. H. R. Design integrado e articulação dialética das dimensões avaliativas na EaD, I Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos. Anais do SIED:EnPED, 2012. V. 1. P. 1-13.