Esta pesquisa em andamento focalizou a integração das metodologias e técnicas qualitativas como forma de aproximação da realidade pesquisada. Como estudo de caso de natureza descritivo-exploratória teve como embasamento teórico os estudos contemporâneos sobre metodologias qualitativas de pesquisa (BOGDAN e BIKLEN, 1994; SÁNCHES GAMBOA, 2003; FLICK, 2002; dentre outros), fruto dos estudos realizados na pós-graduação da USP/Universidade de Victória (Canadá). As técnicas selecionadas (questionário, entrevista, grupo focal, filmagem e diagrama) captaram dados sobre o tema consumo de tecnologias em uma escola pública da Grande São Paulo com estudantes do Ensino Fundamental. A integração de técnicas quantitativas e qualitativas contribuiu para o melhor entendimento do fenômeno pesquisado. 
Clicar AQUI para ver em PDF.



PICONEZ, S. C. B. ; NAKASHIMA, R. H. R. ; SOUZA, R. L. L. . O entrecruzamento de perspectivas teórico-metodológicas presente na pesquisa qualitativa: maior aproximação ao fenômeno pesquisado. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2011. P. 80-80, 2011