Quando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial.
Clicar AQUI para ver em PDF.
GIGLIO, Robson Fortes Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial, Paulo da Silva Epistemologia da leitura: um campo interpretativo de inserção dos meios digitais no contexto escolar.
Tese (Doutorado) – Colaboradora: Dra. Stela C B Piconez - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.