Quem Somos

Meu nome é Stela C. Bertholo Piconez, sou pedagoga, docente universitária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, autora de material didático para Ensino Médio  e Ensino Fundamental, Educação Superior e para cursos de Formação de Professores de EaD (Letramento Digital, Letramento Informacional, Teorias de Aprendizagem, Didática da EaD, Educação de Pessoas Adultas, Design Instrucional e Learning Design) autor de livros e artigos sobre Educação e Tecnologias, consultor pedagógico de EAD e TI.

Atualmente sou assessora técnica-pedagógica em EAD e coordenadora pedagógica científica do Centro Virtual de Formação do Programa Alfasol/OEI– Centro Ruth Cardoso; consultor em design instrucional e EAD para instituições. Coordeno cientificamente o Grupo de Pesquisa sobre Recursos Educacionais Abertos (Diretório do CNPq/MEC) e sou membro da Comunidade Virtual CoLearn.

Sou parecerista de diversos periódicos incluindo o Simpósio Brasileiro deInformática Educacional (SBIE),  desde 2010. Mantenho mais uma série de atividades ligadas à Educação em geral, Formação Docente e o uso pedagógico/andragógico/heutagógico
 das TDIC, além de atuar diretamente em sala de aula como professora da Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, disciplina EDM5053 – Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem apoiado por recursos da web desde 2002. Oriento pesquisas de Doutorado e Mestrado na FEUSP, na linha de pesquisa: Formação de Professores e na área de concentração: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares desde 1993.

Você pode ver o meu portifólio pelo Currículo Lattes. Lá existem os registros dos meus envolvimentos em palestras, cursos, congressos, orientações etc. Sua atualização pode ser acompanhada em meu perfil público no Linkedin. Este blog, Educação e Tecnologias, tem por objetivo compartilhar algumas reflexões, estudos e dicas sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Produção de Recursos Educacionais Abertos, Usabilidade Técnica e Pedagógicas dos Ambientes Virtuais, Design Instrucional e Learning Design, além de tratar de assuntos correlatos.

É um espaço para aqueles pesquisadores e educadores que buscam compreender melhor as transformações pelas quais o mundo passa em relação à cultura digital, aos paradigmas do aprendizado em rede, da open education, b-learning (blended mode), u-learning (ubiquitous learning), m-learning (mobile learning), aos MOOC (Massive Open Online Courses) entre tantos outros espaços.


Esse blog compartilha produções sobre uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação. Não possui financiadores, nem vínculo governamental e/ou institucional público e privado. Não objetiva fazer propaganda, comercializar produtos ou divulgação de produtos ou empresas. Todo o material aqui disponibilizado está liberado para cópia e distribuição nos termos descritos na página sobre Permissões de Uso (Copyright).