Quem Somos

Meu nome é Stela C. Bertholo Piconez, sou pedagoga, docente universitária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, autora de material didático para Ensino Médio  e Ensino Fundamental, Educação Superior e para cursos de Formação de Professores de EaD (Letramento Digital, Letramento Informacional, Teorias de Aprendizagem, Didática da EaD, Educação de Pessoas Adultas, Design Instrucional e Learning Design) autor de livros e artigos sobre Educação com Tecnologias, consultor pedagógico de EAD e TI.

Foi assessora técnica-pedagógica em EAD e coordenadora pedagógica científica do Centro Virtual de Formação do Programa Alfasol/OEI– Centro Ruth Cardoso; consultor em design instrucional e EAD para instituições. 

Coordeno cientificamente o Grupo de Pesquisa sobre Recursos Educacionais Abertos (Diretório do CNPq/MEC) e sou membro da Comunidade Virtual CoLearn.

Sou parecerista de diversos periódicos incluindo o Simpósio Brasileiro de Informática Educacional (SBIE), desde 2010. Idealizadora de uma série de atividades ligadas à Educação em geral, Formação Docente e o uso pedagógico/andragógico/heutagógico
 das TDIC, além de atuar diretamente em sala de aula como professora da Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, disciplina EDM5053 – Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem apoiado por recursos da web desde 2002. 

Oriento pesquisas de Doutorado e Mestrado na FEUSP, na linha de: Formação de Professores e na área de concentração: Didática, Teorias de Ensino e Currículo Escolar  desde 1993.

Você pode ver o meu portfólio pelo Currículo Lattes.

Este blog, Educação com Tecnologias, tem por objetivo compartilhar algumas reflexões, estudos e dicas sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Produção de Recursos Educacionais Abertos, Usabilidade Técnica e Pedagógica dos Ambientes Virtuais, Design Instrucional e Learning Design, além de tratar de assuntos correlatos.

Este blog é um espaço dedicado compartilhamento de reflexões importantes para pesquisadores e educadores que buscam compreender melhor as transformações pelas quais o mundo passa em relação à cultura digital, aos paradigmas do aprendizado em rede, da open education, b-learning (blended mode), u-learning (ubiquitous learning), m-learning (mobile learning), aos MOOC (Massive Open Online Courses), REA (Recursos Educacionais Abertos), Uso de mobile learning nas escolas, pensamento ocupacional, relação com competências curriculares entre outros.

Endereço Plataforma Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1719969687686519


Esse blog compartilha produções sobre uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação. Não possui financiadores, nem vínculo governamental e/ou institucional público e privado. Não objetiva fazer propaganda, comercializar produtos ou divulgação de produtos ou empresas. Todo o material aqui disponibilizado está liberado para cópia e distribuição nos termos descritos na página sobre Permissões de Uso (Copyright).